Desigualdade, diversidade e violencia na sociedade brasileira
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................2
1.1 A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA...................................................3
1.2 DIFICULDADE DO DEFICIENTE NO MERCADO DE TRABALHO.....................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.............................................................................7
1 INTRODUÇÃO
O Brasil é um país de grande diversidade cultural, social, econômica. Isso devido à, principalmente, mistura de raças durante sua colonização. Brancos, negros, índios, mulatos trouxeram consigo sua cultura, que ao entrar em contato com outras, misturaram-se, incorporaram novos elementos e terminaram se diferenciando em novos costumes e hábitos.
As diferenças de cor, costumes, hábitos alimentares, vestuário, língua tornaram-se causas para preconceitos. A ignorância e o desejo de mostrar-se superior e inferiorizar os outros no campo religioso, racial, econômico transformou essa diversidade na desigualdade que temos até hoje.
Essa dessemelhança é motivadora de casos de violência, como o bullying. Em escolas, alunos negros são com frequência agredidos físico e psicologicamente por alunos brancos. A pronúncia de palavras, o sotaque, as roupas, a condição econômica, a alimentação e até os lugares que frequenta ou deixa de frequentar são outras razões de agressões com o objetivo de inferiorizar outrem.
Logo, repensar a diferença entre desigualdade e diversidade deve ser nossa prioridade. O respeito e a consciência de que cada um é ímpar e tem tanta importância quanto qualquer