Uma narrativa diferente
Para as empresas enxergarem e desenvolverem esses inúmeros relatos em seus diversos formatos e necessidades bem como formularem estratégias a partir de narrativas empresariais, segundo a petroquímica Braskem, é necessário que haja uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, como a de relações de investidores. Um fator importante também seria discutir o que deve ser reforçado entre analistas de mercado e imprensa e avaliar eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos.
É estreita também a interação quando se divulga os resultados anuais com o balanço anual e as estratégias de curto e médio prazo.
As áreas interessadas no desempenho da empresa devem reunir para discutir os interesses da mesma com textos em destaque e observações para se chegar a conclusões de melhoramentos para este desempenho.
Assim como a Braskem, que buscam criar valor a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação, as corporações devem ter como meta perseguir uma agenda positiva de comunicação em todas as suas frentes, o que faz com que há uma exigência para as equipes de comunicação trabalhar como jornalistas de uma publicação, indo atrás de fatos e buscando ser didáticos quando se depararem com assuntos mais técnicos dentro da empresa.
Sustentabilidade é um ponto que não deve ser deixado de lado pelas grandes empresas bem como usar estratégias de estimulo a discussão provocando surgimento de temas em datas comemorativas e quando é levantados questionamentos atuais. Isso pode ser feito usando a área da empresa que mais leva conhecimentos á população desta, usando mensagens diretas e simples de serem