Design
Tem a funcionalidade estética ou funcional. Busca organizar materiais (com suas linhas, texturas e cores) e diferentes formas, a fim de alcançar determinado objetivo. O design alem de afetar os objetos que interagem com ele, as pessoas que o utilizam, afeta tambem nosso meio ambiente.
* Elementos do design
- espaço, forma, linha, textura, luz e cor. As ferramentas pelas quais um design se materializa. Um bom projeto de interiores atinge um resultado harmonico e criativo.
*Espaço
Os ambientes em questão. O que existe entre a parede, o teto e o piso. Se soubermos escolher corretamente os elementos compositivos, poderemos estimular diferentes sensações, como a de aberto\fechado.
*Forma
Diretamente relacionada ao espaço.
O projeto de interiores atual pode ser expressa livremente, com um conceito espacial novo e livre. Soluções que exploram diferentes angulações, movimentos curvos e planos inesperados.
-retilínea: podem criar a sensação de monotonia. Devem ser usadas de forma criativa, para explorar a pureza do angulo reto.
localizada em um iate, apresenta exclusivamente linhas retas. Podemos observar que a repetição de formas e materiais deixou o ambiente monótono e pesado.
Neste quarto, as formas retilíneas são "quebradas" pelos travesseiros e pelas luminárias.
- angular: ideia de movimento. Cria ambientes amplos e arejados. As paredes inclinadas aparentam ser mais longas que as retas.
As formas angulares ganharam destaque nesta sala de jantar com as cadeiras, a base da mesa e a luminária. O espelho redondo faz par com tampo da mesa.
A base da luminária e os pés das cadeiras apresentam as formas angulares que dão movimento a esta sala de jantar, que é basicamente retilínea.
* Curvas: ideia de continuidade, constante movimento.
O movimento das curvas da mesa de jantar e da luminária é suavizado pela seriedade do aparador (todo em forma retilínea).
Forma curva no mobiliário no forro e no lustre.
*