Design
POR
JOSÉ ANTONIO ROCHA – 10 DE OUTUBRO DE 2010
Este texto do prof. Jorge Jardim era usado em sua disciplina de Teoria e Metodologia de Pesquisa em Comunicação, na Unisinos, nos anos 1990. Ele continua atual e pode servir de roteiro para seu projeto de pesquisa.
1. Tema (o quê?) e identificação do projeto (quem?)
É o título da pesquisa. Deve dar uma noção fiel do seu conteúdo, Não necessariamente será o título da pesquisa final. É colocado na folha de rosto com os demais dados que identificam o projeto, como a entidade a que se destina o projeto, equipe executora (ou autor), coordenador da equipe, local e data.
2. Apresentação (ou contexto histórico do problema).
Parte de uma revisão bibliográfica sobre o assunto estudado e procura situar historicamente o problema mostrando a sua discussão e estágio atual de investigação. É uma espécie de introdução do projeto, onde situa o problema investigado no contexto maior onde esta inserido.
3. Objetivos (para que? por que?)
É o que se pretende alcançar com a pesquisa. São apontados o objetivo geral da pesquisa e os objetivos específicos. O primeiro está ligado a uma visão global do tema. É o que se pretende mostrar com a pesquisa, o que se pretende responder, o que se pretende provar. Já os específicos são instrumentais, são aqueles objetivos de menor importância mas que, somados, levarão ao objetivo geral.
Neste item é colocado o problema (ou a hipótese) de trabalho. O problema é uma pergunta que a pesquisa tem por objetivo responder. A hipótese é uma afirmação sobre o assunto estudado que a pesquisa objetiva confirmar ou desmentir.
4. Justificativa (por quê?)
São explicadas neste item as razões que justifiquem o estudo e sua relevância para a sua área de conhecimento. Quais as razões teóricas e práticas que tornam oportuna e importante a pesquisa. Quais as contribuições ou inovações que a pesquisa pode trazer.
5. Delimitação (onde? quando?)
Delimita a abrangência da pesquisa em