Design
Juliana Lotif
Ergonomia Cognitiva
Conceito
Entender a relação humano-tarefa-máquina além da abordagem física;
Os conhecimentos da ergonomia cognitiva dizem respeito a:
- Detecção e percepção de estímulos
- Atenção e memória
- Avaliação e percepção de riscos
- Processamento da informação
- Tomada de decisão
- Erro humano
Ergonomia Cognitiva
Detecção e percepção
Matlin (2004) afirma que os sentidos registram os estímulos e a percepção é responsável por reuni-los e interpretá-los, através do conhecimento prévio do indivíduo, o que envolve os aspectos culturais também.
“A percepção envolve ação”. Os comportamentos humanos são determinados pelo que é percebido, em primeira instância, e, mais adiante, pelas interpretações que são geradas a partir destes estímulos.
Ergonomia Cognitiva
Detecção e percepção
No caso da visão existe:
Reconhecimento: o indivíduo toma conhecimento de um determinado estímulo, identificando os objetos. Para o reconhecimento, os objetos ou pessoas dão pistas sobre eles. Segregação: dentre todas as ações que acontecem ao mesmo tempo, qual evento é importante naquele momento e o que é irrelevante para aquela situação. Esta é a chamada separação entre figura e fundo.
Ergonomia Cognitiva
Detecção e percepção
Ergonomia Cognitiva
Atenção e memória
A atenção pode referir-se ao tipo de concentração em uma tarefa mental na qual são selecionados certos tipos de estímulos perceptivos para o processamento posterior, enquanto existe a tentativa de excluir outros estímulos interferentes ou também a preparação para receber mais informações. Guimarães (2004) afirma que a atenção não pode ser observada diretamente, mas pode ser inferida a partir do desempenho humano.
Ergonomia Cognitiva
Atenção e memória
Assim, o ser humano tem a capacidade de selecionar a atenção em um único canal perceptivo (atenção seletiva);
A capacidade de dividir esta atenção em canais