DESIGN
Professora – Stela Pudo Basiuk UNIANHANGUERA
PROJETO
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou um serviço unico. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.
A metodologia não é nova. Projetos têm sido realizados há muitos anos, mas nos últimos anos a gestão de projetos tem evoluido, alcançando sofisticação e popularidade.
A maioria dos projetos das civilizações antigas era relacionada a poder, religião ou construção de grandes monumentos. O custo, cuja importância é hoje dominante, significava muito pouco para os déspotas do passado, e o tempo, agora tão valioso e estreitamente ligado ao custo do projeto, era de importância secundária. Eram raras as ocasiões em que o prazo seria sinônimo de sucesso. Na quinta dinastia, uma pirâmide no Egito, não foi concluida a tempo para a morte de seu patrocinador, e acabou sendo usada para abrigar os restos de outro dignatário.
Outro exemplo, de desdém pelo prazo se aplicou também à construção das grandes catedrais. A obra se estendia por centenas de anos e sucessivas gerações de pedreiros eram empregadas em suas edificações. As considerações então dominantes eram beleza, durabilidade da estrutura e qualidade da mão-de-obra.Com o passar dos anos, custo e prazo assumiram importância cada vez maior.
Os projetos são normalmente autorizados como resultado de uma ou mais considerações estratégicas. Estas podem ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal.
As principais características dos projetos são que eles são (1) temporários, possuem um início e um fim definidos, (2) planejados, executado e controlado, (3) entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos, (4) desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração