Design No Mercado
Tomando forma na revolução industrial, logo no meio cultural e industrial alemão na década do século XX, o design passou a ser objeto de estudo. No Brasil, o design vem crescendo cada vez mais no mercado, enfrentando muitas dificuldades sem seu caminho, como toda profissão nova, para se tornar algo reconhecido de sua capacidade de agregar valor nos mercados. Com a criação de escolas especializadas, formando profissionais capazes e utilizando muitos recursos tecnológicos e várias atribuições históricas, sob o cuidado das belas artes, o design brasileiro só recentemente tem assimilado a rica contribuição do artesanato popular. O nosso design brasileiro conta com um espaço dedicado à preservação da memória do design, o Museu da Casa Brasileira localizado em São Paulo, que mantem todo ano uma premiação, o mais importante prêmio do setor, o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.
Empresas de design é um mundo onde tudo pode se tornar realidade coisas novas podem surgir, grandes marcas pode sair do anonimato, onde uma equipe de criadores “os designers” expressam suas criatividades, colaborando suas inúmeras ideias trazendo vidas á elas, sendo elas boas ou ruins, útil ou inútil. Tudo que um designer pode fazer para que uma ideia possa ganhar sucesso e ser boa é saber o que o produto poderá ser, o que as pessoas esperam que ele tenha, o que querem ou o que falta em um já existente. O que pode fazer para que ele seja um sucesso, algo que faça com que os seus consumidores comprem.
Muitas empresas de pequeno e médio porte vem recorrendo a esse recurso de desing e o branding para sair do desconhecido, para se consolidarem no mercado e recorrem em modificar suas estratégias. Com um mercado cada vez mais global o design é considerado um elo importante entre indústria e mercado por influenciar, diretamente, no desenvolvimento de produtos percebidos como de qualidade e desempenho superior. Investindo em mudança de marketing, marcas, produtos,