Design de produto
Trajetória de um grande mundial
Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial. Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não alcoólicas, entre essas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
O primeiro estágio, o desenvolvimento do mercado, é onde começa a trilhar a história de um produto, ou seja, sua introdução no mercado; o segundo estágio, o crescimento do mercado, é onde o produto conquista clientes, estágio conhecido também como “estágio de decolagem” por se expandir o tamanho total do mercado. O terceiro estágio, o estágio da maturidade do mercado é onde o produto se encontra com sua fatia de mercado definida e clientes conquistados. O quarto estágio, o declínio do mercado, também conhecido como “estágio abacaxi” é onde o produto perde apelo ao consumidor e flutua para baixo, chegando a ser retirado do mercado. (Philip Kotler,1989)
Para dizer que o produto tem um ciclo de vida, temos que falar de quatro pontos:
1- Os produtos têm uma vida limitada.
2- As vendas dos produtos atravessam estágios distintos, sendo que cada um apresenta desafios, oportunidades e problemas diferentes para o vendedor.
3- Os lucros sobem e descem nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto.
4- Os produtos requerem estratégias de marketing, financeiras, de produção, de compras e de recursos humanos diferentes a cada estágio do seu ciclo de vida. A maioria das curvas do ciclo de vida é retratada em forma de sino. Essa curva é geralmente dividida em quatro fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio. (Philip Kotler,2000.)
1- Introdução: período de baixo crescimento em vendas, uma vez que o produto está sendo introduzido no mercado. Não há lucros