Design de interior
Estudos sobre proporção e composição da forma
“ Em toda obra de arte autêntica, (e por autêntica se deve entender a tudo que pode atender a uma finalidade biológica, tudo que tenha geneticamente um valor), deve haver dois elementos: um de natureza matemática que dá causa à categoria de beleza, outro, de natureza orgânica, que dá origem à categoria de vitalidade. As maiores obras de arte, são, portanto, portanto as que conjugam esses dois elementos em uma forma, a qual se pode chamar de fundamental, porque possuem tanto a beleza quanto a vitalidade”.
Herbert Read (1893-1968)
Poeta, crítico de arte e de literatura
Prefácio do autor
Sinopse
Como profissional de design e educador, tenho visto idéias conceitualmente perfeitas enfrentarem dificuldades no processo de criação, principalmente porque o designer não é preparado para compreender os princípios visuais da composição geométrica geométrica. Tais princípios incluem a compreensão dos sistemas clássicos de proporção, como a razão áurea e os retângulos elementares, assim como as relações e proporções, inter-relações entre formas e suas linhas reguladoras.
Kimberly Elam Escola de Design de Ringling
O objetivo da Geometria do Design não é quantificar a estética através da geometria, mas sim, mostrar as relações visuais que têm seus fundamentos nas qualidades essenciais da vida, assim como, a proporção e padrões de crescimento é natural na matemática. Seu propósito é proporcionar um insight no processo projetual e conferir coerência ao design, através de uma “estrutura visual”. De posse deste insight, o artista e o designer, poderão encontrar validade e valores para seus próprios trabalhos e projetos projetos.
As obras selecionadas foram escolhidas porque resistiram ao teste do tempo e sob muitos aspectos podem ser considerados clássicos do design.
Introdução O que uma pinha, um corpo humano e uma truta tem em comum?
Todos são providos de sistemas naturais de proporções