DESIGN DE EMBALAGENS
INTRODUÇÃO
As embalagens têm como função proteger, conter, agrupar, empacotar, encaixotar, informar, destacar, diferenciar, entre outros. Elas estão incluídas no nosso dia a dia, como pequenas propagandas, os olhos do cliente já estão acostumados a vê-las em todos os lugares. Com as diversas opções de embalagens de produtos disponíveis para o consumidor nas prateleiras, é cada vez mais difícil para o cliente escolher. Muitas vezes a embalagem do produto pode estar em um ambiente, e o consumidor tão acostumado em vê-la, acaba não percebendo. Por isto é necessário que o design seja sempre atraente e inovador.
Vivemos num mundo globalizado e conectado. As informações nos chegam de maneira muito rápida e as referências mudam constantemente. As culturas, embora diferentes, estão encontrando pequenos pontos nos quais se assemelham e uma referência aplicável na China, também o será no Brasil. A embalagem de um produto é uma de muitas ferramentas usadas.
DESIGN DE EMBALAGEM O Design de Embalagens é uma área que está sempre em desenvolvimento, e aposta-se em inovações buscando sempre atrair o olhar do cliente. Assim, é sugerido que os designers que atuam nesta área estejam sempre atualizados. Hoje em dia, é comum ver nas prateleiras produtos embalados com estas características, por isso, já não atrai tanto o consumidor. O design da embalagem é o que atraí mais o olhar do cliente, e é a primeira característica que ele nota.
A embalagem na atualidade é considerada modelo de consumo e fácil descarte, com tempo de utilidade cada vez menores. A grande demanda pela produção de embalagens gerada pelo consumo excessivo do consumidor nas últimas décadas, tem influenciado em graves consequências ambientais. Por isso, essas questões estão sendo estudadas e discutidas também no contexto do Design, para obtermos um resultado mais satisfatório, sem agredir o meio ambiente, e sem consumir em excesso os recursos naturais.