desevovilmento

6574 palavras 27 páginas
Raquel Fabiana Lopes Sparemberguer
Doutora em Direito
Professora Curso de Mestrado em Desenvolvimento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijui e do Programa de Mestrado em Direito Ambiental da Universidade de Caxias do Sul – UCS- RS.

Danielle Aita da Silva
Mestranda em Direito pela Unijui

Resumo: Atualmente, a humanidade vem se preocupando sempre mais com a necessidade da preservação do meio ambiente. Tal urgência de preservação decorre da deterioração da natureza e do seu uso sem medidas e imprudente. Nesse sentido, este trabalho analisa como ocorreu a relação do homem com o meio ambiente até o despertar para a necessidade de preservar. Considera a crítica que o Direito Ambiental faz à tradicional visão antropocêntrica que coloca o homem como o centro de toda a natureza, e enfoca também a teoria que faz oposição a esta, o biocentrismo. Analisa, ainda, a crise ambiental e seus reflexos e de que maneira a ecologia jurídica ou o Direito, pela sua tutela, poderá proteger ou contribuir para a preservação do meio ambiente.

Palavras-chave: Homem; Preservação; Meio Ambiente; Ecologia Jurídica.

LA RELACIÓN HOMBRE, MEDIOAMBIENTE, DESARROLLO Y EL PAPEL DEL DERECHO AMBIENTAL

Resumen: Actualmente la humanidad viene preocupándose siempre más com la necesidad de la preservación del medioambiente. Tal urgência de preservación deriva del deterioro de la naturaleza y de su uso sin medidas e imprudente. Em esse sentido, este trabajo analiza como ocurrió la relación del hombre com el medioambiente hasta el despertar para la necesidad de preservar. Considera la crítica qwu hace oposición a ésta, el biocentrismo. Analiza, también, la crisis ambiental y sus reflejos y de que manera la ecologia jurídica o el Derecho, por su tutela, podrá proteger o contribuir para la preservación del medioambiente.

Palabras Clave: Hombre; Preservación; Medioambiente; Ecologia Jurídica.

Introdução

O século que findou (XX) foi assinalado

Relacionados

  • Plano de negocio
    2924 palavras | 12 páginas