Desertifica o
1. A desertificação é o processo de destruição do potencial produtivo da terra através de atividades humanas agindo sobre ecossistemas frágeis, com baixa capacidade de regeneração. Em geral, a desertificação ocorre em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas.
Esse processo provoca três tipos de impactos: ambientais, sociais e econômicos. Como costuma ocorrer em áreas pertencentes a países subdesenvolvidos, a perda de solo agricultável vem aumentando significativamente, agravando ainda mais a situação das economias desses países, o que tem chamado a atenção de autoridades de todo o mundo.
2. No entanto o processo de desertificação só ganhou relevância a partir de um grande processo de degradação do solo ocorrido nos estados americanos de Oklahoma, Kansas, Novo México e Colorado.
Entre as principais causas responsáveis pela desertificação estão: o desmatamento de áreas com vegetação nativa, o uso intenso do solo, tanto na agricultura quanto na pecuária e as práticas inadequadas de irrigação.
3. Como conseqüência da desertificação ocorre a eliminação da cobertura vegetal; diminuição da biodiversidade, salinização e alcalinização do solo, intensificação do processo erosivo, redução das terras agricultáveis e diminuição da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos.
O reconhecimento dos processos ecologicos e antrópicos da desertificação – geografia
A região Nordeste do Brasil compreende uma área de 1.556 mil km2 e caracteriza-se, do ponto de vista geoambiental, pela diversidade de suas paisagens tendo como elemento marcante no quadro natural da região a condição de semi-aridez de caráter azonal que atinge grande parte do seu território e a alta variabilidade pluviométrica espacial e temporal inerente a esse tipo climático.
A ocupação dessa região ocorreu sempre em uma perspectiva de exploração excessiva levando inclusive à exaustão de parte dos recursos naturais. Deve-se considerar ainda que aliada a sta exploração predatória