Desenvolvimenton na adolescencia
1044 palavras
5 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDECURSO DE PSICOLOGIA
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM ADOLESCENTES
VIÇOSA - MG
2010
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM ADOLESCENTES
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, da Univiçosa, na Disciplina Orientação Profissional, sob a Orientação da Professora Araceli
VIÇOSA - MG
2010
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM ADOLESCENTES
A construção da identidade pessoal é a tarefa mais importante da adolescência, passo importante da transformação do adolescente em adulto produtivo e maduro.
Segundo Erikson (1972), construir uma identidade implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. Entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.
Essa formação recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), interpessoais (identificações com outras pessoas) e culturais (valores sociais a que a pessoa está exposta, tanto globais quanto comunitários).
Existem duas formas para o sentimento de ter uma identidade pessoal: a primeira é perceber-se como sendo o mesmo e contínuo no tempo e no espaço; e perceber que os outros reconhecem essa semelhança e continuidade. Para Kimmel e Weiner (1998), quanto mais desenvolvido o sentimento de identidade, mais o indivíduo valoriza o modo em que é parecido ou diferente dos demais e mais claramente reconhece suas limitações e habilidades. Quanto menos desenvolvida, mais o indivíduo necessita o apoio de opiniões externas para avaliar-se e compreende menos as pessoas como distintas.
Duas dimensões essenciais para a formação da identidade são apresentadas por Marcia (1966), que são: uma crise ou exploração e um