Desenvolvimento
2.1 BubbleSort
É o metodo mais simples em termos de implementação, porém é o menos eficiente. A ideia principal do algoritmo é percorrer o vetor n – 1 vezes, a cada passagem fazendo flutuar para o inicio o menor elemento da sequência. Essa movimentação , lembra a forma como as bolhas procuram seu próprio nível, por isso o nome do algoritmo. Seu uso não é recomendado para vetores com muitos elementos.
Vantagens: Fácil implementação; Algoritmo estável.
Desvantagens: O fato de o arquivo já estar ordenado não ajuda em nada; ordem de complexidade quadrática.
2.2 InsertSort
InsertSort é um algoritmo elementar de ordenação. É eficiente quando aplicado à um vetor com poucos elementos. Em cada passo, a partir de i = 2, o i-ésimo item da sequência fonte é apanhado e transferido para a sequência destino, sendo inserido no seu lugar apropriado . O algoritmo assemelha-se com a maneira que os jogadores de cartas ordenam as cartas na mão em um jogo, como o pôquer, por exemplo.
Vantagens: Fácil implementação; Algoritmo estável; o Vetor já ordenado favorece a ordenação.
Desvantagens: Número grande de movimentações; ordem de complexidade quadrática; Ineficiente quando o vetor está ordenado inversamente.
2.3 SelectSort
Tem como principio de funcionamento selecionar o menor item do vetor e a seguir trocá-lo pela primeira posição do vetor. Isto ocorre para os n−1 elementos restantes, depois com os n − 2 itens, até que reste apenas um elemento. A principal diferença deste métodos em relação aos dois já apresentados é que ele realiza apenas uma troca por interação.
Vantagens:Fácil Implementação; Pequeno número de movimentações; Interessante para arquivos pequenos.
Desvantagens: O fato de o arquivo já estar ordenado não influencia em nada; Ordem de complexidade quadrática; Algoritmo não estável.
2.4 ShellSort
Este algoritmo é uma extensão do método InsertShort proposto por Donald Shell em 1959. O algoritmo de inserção