desenvolvimento
A escola é um espaço de ensino e de aprendizagem, é também um ambiente onde os laços afetivos são legitimados. Muitos autores reconhece que o aluno é o principal elo entre a família e a escola, haja vista que sua educação é dever de ambas. Assim, o sucesso escolar está intimamente ligado a parceria destas duas instituições, a família dá as bases iniciais para a construção cidadã e a escola responsabiliza-se em solidificar as estruturas moral, social e escolar do educando, dando-lhe encaminhamento para encarar os desafios dentro e fora do seu espaço.
De acordo com Cerizara (1990), a educação deve ser um meio de construir um novo indivíduo para viver em uma nova sociedade, estando apto a enfrentar a realidade tal como ela é, de modo a fazer uso tanto da razão quanto do sentimento, conhecendo a si próprio e a seus semelhantes. Somando a este pressuposto, Rousseau (1994), diz que a infância é o período necessário à formação do homem, esta constatação é o norte das instituições voltadas para área da Educação Infantil, pois é diante da importância da aprendizagem nesta etapa da formação humana, que a escola deve buscar tanto aprimorar suas metodologias quanto pôr em prática estratégias que aproximem a família das suas atividades internas.
Nesse sentido, a escola não deve ser apenas um lugar onde aconteça o aprendizado intelectual, mas um ambiente no qual se fale de amizade, da importância da família, da importância do convívio em grupo e das relações afetivas que se deve ter com o próximo.
Justificativa
A realização deste projeto tem razão de ser por fomentar a construção e fortalecimento das relações afetivas dos alunos com os demais membros da comunidade escolar; por propor atividades que visão a aproximação da família com a escola; por propiciar momentos de ensino e aprendizagem de elementos da nossa cultura.
Objetivos
Trabalhar atividades escritas de conhecimento matemático e linguístico sobre o folclore