Desenvolvimento
A CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações, que foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorarem as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho ampliou-se para os países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável, todos os países da América Latina e do Caribe são membros da CEPAL, junto com algumas nações desenvolvidas, tanto da América do Norte como da Europa, que mantêm fortes vínculos históricos, econômicos e culturais com a região. No total, os Estados-membros da Comissão são 44 e 8 membros associados, condição jurídica acordada para alguns territórios não independentes do Caribe.
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre seis e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola, segundo o IBGE. O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler, 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita. Professores recebem menos que o piso salarial.
Entretanto o Brasil vem sendo o centro de todo um crescimento na America Latina se tornando um potencia aproveitando que os países da América Latina vivem um momento muito positivo em sua história de desacertos políticos e econômicos e conseguindo manter a estabilidade econômica, dispondo de uma variedade de produtos agrícolas e de minérios com forte demanda no exterior e tendo um mercado interno em franco desenvolvimento pela emergência de uma vigorosa classe média. Segundo análise da