Desenvolvimento
Fernando Pires
RESUMO
O objetivo do presente artigo é verificar a importância planejamento urbano para o desenvolvimento econômico municipal do município de Marquinho-PR. O referido estudo se classifica como descritivo com um breve contexto exploratório, estudo de caso predominantemente qualitativo. O instrumento de coleta de dados será feita através de pesquisa documental descritiva.
Palavravas-Chave: Planejamento Urbano, Marquinho-PR, Desenvolvimento Econômico. Planejamento Econômico Municipal.
1 INTRODUÇÃO
Com o grande crescimento das cidades e das populações que nelas vivem, o planejamento urbano é um importante instrumento para o desenvolvimento econômico e evitar problemas ambientais, sociais e econômicos. O município tem grande influencia no crescimento do país, olhando a existência de grandes centros industriais, agropecuários, até a realidade dos municípios brasileiros.
O planejamento urbano como política econômica é um desafio para muitas cidades, para garantir que não haja degradação do meio ambiente, garantindo a igualdade social e economicamente viável, em prol da melhor qualidade de vida nas cidades. (Lei n° 345 de 2010, Institui o Plano Diretor, de Marquinho). A Constituição de 1937 que tratou pela primeira vez no Brasil sobre o tema ordem econômica, sendo que no inicio era apenas voltada ao capitalismo, o Estado aparece de maneira a intervir em casos de atividades econômicas.
O planejamento urbano só poderá se concretizar com o Plano Diretor, os mesmos são grandes aliados para solucionar problemas relacionados ao uso e ocupação do solo urbano. Atualmente o desenvolvimento sustentável é um grande desafio, para pequenas e grandes cidades, e juntamente como o planejamento correto da cidade, se poderá chegar a uma cidade sustentável e planejada. (Lei n° 345 de /2010). Marquinho é uma cidade com cinco mil habitantes, segundo dados do IBGE, 12% de sua