Desenvolvimento
SERVIÇO SOCIAL- 5° SEMESTR
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PROF. HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO
PROMISSÃO, 29MAIO DE 2014
Introdução
Ao longo da história do sistema capitalista, pode se afirmar que, direta ou indiretamente, os intelectuais que se dedicaram ao estudo do desenvolvimento econômico procuravam explicações para a seguinte questão: por que algumas nações são tão ricas e outras são tão pobres?
O estudo do desenvolvimento econômico constitui um dos componentes essenciais para a visualização de cenários econômicos do mundo, do nosso país e da nossa região ao verificarmos indicadores e condições do local.
A desigualdade social esteve sempre presente no transcorrer da história do mundo, e essa desigualdade proporcionou conseqüências no seu desenvolvimento econômico, desde o final da Segunda Guerra Mundial até aproximadamente o começo dos anos 1970, desenvolvimento confundia-se com crescimento econômico, pois era entendido, como o processo pelo qual o sistema econômico criava e incorporava progresso técnico e ganhos de produtividade no âmbito, sobretudo, das empresas.
Tendo como suporte alguns estudiosos em questão como o indiano Amartya Sen, Luiz Carlos Bresser Pereira, Rebouças, Maia, Vizia, Martha E. Ferreira, Kobayashi, o economista Celso Furtado entre outros, realizaremos um estudo enfocando o desenvolvimento econômico e analisaremos algumas informações relevantes para o estudo em questão, dando ênfase para os países do agrupamento Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul (BRICS) e do município de Promissão estado de São Paulo. Com base em alguns conceitos, dentre eles, o PIB, o Índice de Gini, a curva de Lorenz, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Assim, o trabalho busca apresentar um panorama prévio sobre os indicadores de desenvolvimento econômico regional, onde se situa nossa unidade de ensino Anhanguera.