Desenvolvimento
Jean Piaget foi um dos pensadores mais influentes da educação, sua principal característica na sala de aula era compreender e saber como se desenvolve a inteligência humana. Após muitos estudos e pesquisas feitas por Piaget surge a idéia do sujeito epistêmico, aspecto que está presente nas pessoas, onde tem características capazes de construir o conhecimento.
O conceito de sujeito epistemológico começou a tomar forma quando Piaget através de seus estudos sobre a construção do conhecimento em matemática e física na criança pequena. A partir daí é conhecido como inaugurador da epistemologia genética onde investiga a gênese do conhecimento.
Formulações sobre o desenvolvimento da inteligência até então era apenas desenvolvida por filósofos. Um dos filósofos que tinha consigo presente essa idéia era Immanuel Kant, onde teve grande impacto na obra de Piaget. Kant veio sugerindo idéias para Piaget, sugerindo que o conhecimento vem da interação do sujeito com o meio, e considerava que o saber era algo congênito, e se podia ser adquirido pela experiência.
Piaget concordou com todas as idéias de Kant inclusive da interação do sujeito/meio, mais foi além onde afirmou que o desenvolvimento mental tem inicio a partir do nascimento, onde começa o processo de troca com o universo ao seu redor.
A filosofia não foi à única disciplina que Piaget dialogou, passou pela biologia, e na psicologia continuou seus estudos sobre o pensamento infantil. Pensadores se contrapuseram a vários pontos da filosofia de Kant, dizendo que as estruturas cognitivas não nascem com o individuo.
Para um individuo que aprende esse avanço de um nível menor conhecimento para outro maior inclui um grande questionamento do que já se sabe. No campo da educação o sujeito epistemológico continua valendo, para transformar o papel do aluno em sala de aula. Juntamente com esse ponto aparece a teoria piagetiana, que segundo alguns críticos, ele teria dado pouca atenção as