desenvolvimento
Esse trabalho tem por objetivos refletir sobre: a Concepção de Leitura e suas estratégias, a leitura e a produção de sentidos; como identificar e diferenciar Tipos Textuais de Gêneros Textuais e suas estruturas; os mecanismos de coesão e coerência nos diferentes tipos e gêneros textuais e as mudanças ortográficas da Língua Portuguesa.
Concepção de Leitura , suas estratégias e a leitura e a produção de sentidos Vivemos hoje em um contexto, onde os livros e a leitura , estão cada vez mais inseridos em nossas vidas, sendo parte indispensável para a aprendizagem. Deste modo , faz-se de extrema necessidade o professor mediar essas situações, sabendo lidar com o uso dos recursos disponíveis em sala de aula, motivando os alunos e incentivando-os a uma leitura diversificada ( de livros, revistas, jornais, gibis, panfletos ) e , diferentes leituras disponíveis na nossa sociedade, e não somente dos livros enciclopédicos com fins de pesquisa , dos didáticos e aos livros de leitura sobre ensinamentos morais e cívicos. Sabemos que os recursos disponíveis, muitas vezes são mínimos porém , como educadores-professores devemos ter em mente que a aprendizagem pode se dar pela qualidade do trabalho e não pela quantidade de recursos utilizados em sala de aula pois, podemos usar da criatividade para desenvolver estratégias de ensino, que sejam significativas aos alunos e que desenvolvam uma aprendizagem ampla sendo este, o principal foco da educação no século XXI. Deste modo, devemos realizar um trabalho, voltado às estratégias de leitura pois, diversificando as atividades estamos proporcionando aos nossos alunos, momentos de descobrimento onde a aprendizagem foca no aluno, e este constrói o seu próprio conhecimento e não somente recebe as informações do professor como há algum tempo atrás.
Ainda com o uso de estratégias diversificadas os alunos são capazes de interpretar aquilo que lhes é fornecido pois, quando