Desenvolvimento
A única forma justa de cálculo do Produto Interno Bruto - PIB (GDP - Gross Domestic Product), de um país é através da Paridade de Poder de Compra - PPC (PPP - Purchasing Power Parity).
Este mede quanto uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais (normalmente em dólar), corrigindo as diferenças de preço de um país para outro e permitindo que se chegue mais perto de números realistas.
Adotado pelas Nações Unidas em 2003, o PIB/PPP tornou-se consenso em todo o mundo atual e passou a ser adotado por instituições que vão do Banco Mundial à CIA, em seu "The World Fact Book" (NOTA), fonte do governo dos Estados Unidos.
O PIB sintetiza a riqueza e produção nacionais em um ano. Calculado pelo método do PPP, o Brasil encontrava-se em 9º lugar no mundo desde 2003, apenas superado por : EUA, China, Japão, Índia, Alemanha, Rússia, Reino Unido e França. A Itália já teria ficado em 10º lugar em 2008.
Em 2008, o PIB do Brasil pelo método de Paridade de Poder de Compra ficou em US$ 1,977 trilhão, permanecendo na posição de 9ª maior economia mundial, segundo o Banco Mundial. Segundo a CIA, a posição seria a mesma, mas o PIB estaria em US$ 1,998 trilhão.
Por estes dois quadros abaixo, entende-se melhor porque China, Índia e Brasil são hoje expoentes necessários a uma real e justa representação da riqueza mundial junto ao G-8. O mesmo aplica-se ao Conselho de Segurança da ONU no caso de Índia e Brasil, pois a China já é um país