Desenvolvimento Sustent vel resumo fernanda
Ao falar de desenvolvimento sustentável, são discutidas as conseqüências da progressiva expansão da capacidade produtiva dos ecossistemas antrópicos, que foi paulatinamente induzindo a uma degradação ambiental sem precedentes. Ao mesmo tempo em que o homem percebeu como a sua qualidade de vida e sua saúde era afetada pela poluição. Por conta disso, uma série de acontecimentos históricos induziu o homem a repensar seu modo de desenvolvimento econômico, trazendo então alternativa, que é o desenvolvimento sustentável, em que o conceito foi amadurecendo ao longo dos anos, a partir da visão crítica de muitos estudiosos, tendo como base as convenções mundiais.
O homem, possuidor de grande intelecto, realizou grandes mudanças, baseadas na tecnologia, transformando o mundo, formando o seu mundo. Os ecossistemas gerados pelo ser humano possuem elevados níveis de entropia, que ocasionam impactos ambientais, o que gera um potencial elevado de comprometimento da qualidade de vida do homem e mesmo de sua sobrevivência.
A questão da sustentabilidade do atual modelo de “desenvolvimento” capitalista-industrial, vista a partir da perspectiva da lei da entropia, mostra o quadro de insustentabilidade, pois se trata de duas forças que caminham em direções opostas.
De modo geral, a preocupação com a conservação e a preservação da qualidade ambiental vem se tornando um tema cada vez mais importante e presente na vida dos cidadãos em todos os países do mundo, mais particularmente nos desenvolvidos. As pesquisas de opinião pública realizadas em vários países indicam que o meio ambiente está classificado na terceira posição do ranking das principiais questões sistêmicas consideradas na atualidade. Meio Ambiente e desenvolvimento estão cada vez mais associados ao debate internacional no que concerne ao futuro da humanidade.
Isso vem de muito tempo, a partir da década de 60 que começou a mudar a situação de descaso com relação às emissões de