Desenvolvimento pessoal e proficional
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LETRAS
CURSO DE PEDAGOGIA
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
SOBRADINHO-DF
2011
Desenvolvimento pessoal e profissional
O desenvolvimento pessoal e profissional do docente tem merecido por parte da literatura mais recente, sobre a formação de professores, um interesse redobrado. Neste sentido é pertinente abordar os conhecimentos que o professor adquire pela reflexão na e sobre a ação, e de que modo a reflexão crítica sobre a sua experiência contribui para o seu desenvolvimento. Sendo a análise crítica uma dimensão fundamental para o prático reflexivo, procura-se estabelecer a ponte com alguns autores do campo da educação de adultos da corrente do pensamento crítico.
Oportunidades e ameaças presentes no cenário global
Uma grande oportunidade presente na área de formação do Educador é a oportunidade de interação Professor-Aluno, a escola enquanto instituição educativa desempenha um papel fundamental, sendo palco das diversas situações que propiciam esta interação principalmente no que tange sua dimensão socializante, a qual prepara o indivíduo para a convivência em grupo e em sociedade.
Assim, também é função da escola a dimensão epistêmica, onde ocorre a apropriação de conhecimentos acumulados, bem como a qualificação para o trabalho, dimensão profissionalizante.
Vale salientar que as dimensões citadas estruturam-se, no fator sócio histórico que é constituído de condicionantes culturais. Neste contexto abordaremos o diálogo, condicionante fundamental para uma boa interação entre o professor e o aluno.
Segundo Paulo Freire (1967, p. 66) “[...] o diálogo é uma relação horizontal. Nutre-se de V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22 setembro 2005amor, humildade, esperança, fé e confiança”.
Na fala de Freire, percebe-se o vínculo entre o diálogo e o fator afetivo que norteará a virtude primordial do diálogo, o respeito aos educandos não somente como receptores, mas enquanto