Desenvolvimento pessoal no mercado de trabalho
No passado nossa visão era linear, previsível, hoje temos um novo modo de ver o mundo, a visão sistemática ou holística, que diz que tudo no mundo está interligado.
Nós fomos influenciados pela globalização, pelo desenvolvimento científico e tecnológico.
Com as mudanças da economia mundial e as inovações nos processos produtivos trazem tanto conseqüências positivas como o acesso a novas tecnologias, bens e serviços úteis a humanidade, quanto negativas como a eliminação de muitos postos de trabalho, as mudanças no perfil do trabalhador são inevitáveis.
As empresas crescem, a globalização acontece, as inovações tecnológicas aparecem e o homem vê em todo este avanço a necessidade de se voltar aos estudos de formação acadêmica para garantir sua sobrevivência já que a concorrência aumenta.
A mudança no perfil do trabalhador começa após esta percepção.
Com um mundo novo cheio de possibilidades as empresas, que seguem crescendo e inovando no mercado, competindo entre si para continuar a escalada para o sucesso, passam a buscar por pessoas competentes para serem colaboradores que ajudarão seus negócios a se manterem firmes.
O homem passa então a trabalhar o intelecto, busca um melhor desempenho da criatividade, proatividade e a ter espírito empreendedor, para então fazer novos planos, ter sonhos, construir e renovar seus bens etc.
A mudança no perfil do trabalhador nada mais é do que a conseqüência de mudança anterior, a relação entre pessoas meio ambiente e trabalho tem um peso grande no contexto desta mudança.