Desenvolvimento Interpessoal E Gest O De Mudan A Aula 07 1 Semestre2015
1439 palavras
6 páginas
PERSONALIDADEEMOÇÕES
E
INTRODUÇÃO
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém . A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa”.
INTRODUÇÃO
As pessoas ingressam na organização com a personalidade já definida. E suas personalidades exercem uma forte influência sobre seu comportamento no trabalho.
PERSONALIDADE
Algumas pessoas são calmas e passivas, enquanto outras são agitadas e agressivas.
A PERSONALIDADE de um indivíduo é, a combinação dos traços que usamos para descrevê-lo.
Quando descrevemos as características pessoais como: calma, passividade, agitação, agressividade, ambição ou lealdade, estamos classificando-as de acordo com traços de personalidade.
O INDICADOR DE TIPOS MYERSBRIGGS
O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um dos modelos mais utilizados de tipologia de personalidade em todo mundo. É um teste de personalidade sobre como as pessoas agem ou sentem em determinadas situações.
Com base no que respondem são classificados como extrovertidos ou introvertidos ( E ou I), Sensatos ou Intuitivos
(S ou N), racionais ou emocionais (T ou F) e julgadores ou perceptivos (J ou P).
Extrovertidos versus Introvertido
=>
Indivíduos extrovertidos são expansivos, sociáveis e assertivos. Os introvertidos são quietos e tímidos.
Sensatos versus Intuitivos => Os indivíduos sensatos são práticos e preferem a ordem e a rotina. Eles focam os detalhes. Os intuitivos confiam nos processos inconsciente e têm visão “macro” das situações.
Racionais versus Emocionais => Os tipos racionais usam a lógica e o raciocínio para lidar com os problemas. Os emocionais recorrem a seus valores pessoais e suas emoções.
Julgadores versus Perceptivos => Os tipos julgadores desejam o controle