Desenvolvimento humano
O objetivo do presente trabalho foi confrontar a literatura da área de Psicologia do Desenvolvimento com a visão de uma profissional atuante no desenvolvimento infantil, podendo assim, analisar criticamente a relação entre a teoria e a prática, com base na vivência dessa educadora
Introdução
O desenvolvimento humano tem sido foco de muitos estudos. Buscando-se a interação entre algumas teorias bem como a comparação com a realidade atual, realizou-se aqui uma entrevista com uma educadora, que é mãe de um menino de dois anos de idade, além de ter sido professora de matemática para alunos de nível médio e hoje trabalhar com crianças na faixa etária entre 03 e 04 anos.
O objetivo do presente trabalho foi confrontar a literatura da área de Psicologia do Desenvolvimento com a visão de uma profissional atuante no desenvolvimento infantil, podendo assim, analisar criticamente a relação entre a teoria e a prática, com base na vivência dessa educadora.
Análise da Entrevista X Discussão Teórica
Jean Piaget (1973), a partir da observação cuidadosa de suas filhas e de diversas outras crianças, concluiu que em muitas questões cruciais as crianças não pensam como os adultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades, a maneira de pensar é diferente, não somente em grau, como em classe.
A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, em etapas. A criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Considera ainda, que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como: crescimento biológico dos órgãos, funcionamento dos esquemas, aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais, por meio de um processo de auto-regulação interna do organismo, que se constitui na busca