Desenvolvimento humano
Desenvolvimento Humano
Betim, 07 de Dezembro de 2012.
1. GRAVIDEZ
• Sintomas
O sintoma mais conhecido da gravidez é o atraso menstrual, mas outros podem ser percebidos precocemente depois da concepção. Eles diferem de mulher para mulher e de gravidez para gravidez em uma mesma mulher. Algumas sentem-os já na primeira semana após a concepção, outras somente semanas depois ou nem os percebem. Logo abaixo citarei uma lista com os principais sinais do início da gravidez. Pode ser que você tenha todos, mas também é perfeitamente normal não ter nenhum deles mesmo estando grávida:
1. Vontades e fome fora de hora
A vontade repentina de comer alguma coisa pode ser um sinal de gravidez. É um sintoma não muito confiável, porque você pode estar sugestionada (ou até ser um sinal de que seu corpo precisa de determinado nutriente), mas, se as vontades começarem a aparecer e tiver algum outro sintoma da lista, é bom fazer as contas para saber se a menstruação não está atrasada. A vontade de comer pode aparecer em horários estranhos, como no meio da madrugada, na forma de um "buraco" no estômago que precisa ser preenchido de qualquer jeito.
2. Bicos dos seios mais escuros e veias muito aparentes
Se a pele da aréola, a região em torno do mamilo, ficar mais escura, pode ser que esteja grávida. O escurecimento pode também indicar algum desequilíbrio hormonal, ou ser efeito de uma gravidez anterior. Se as veias dos seios, mãos ou pés estão aparecendo demais, pode ser sinal de gestação, desde que junto com algum outro sintoma da lista.
3. Sangramentos irregulares e cólicas
Se estiver grávida a mulher, cerca de oito dias depois da ovulação, pode ser que tenha pequenos sangramentos vaginais, como no início da menstruação, e um pouco de cólica. É um sinal de que o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero