Desenvolvimento Hist Rico Da Administra O De Produ O E Opera Es No S Culo XIX
A expressão Administração de Operações refere-se a direção e ao controle dos processos que transformam insumos em produtos e serviços. Numa interpretação mais ampla, a administração de produções e operações está na base de todas as áreas funcionais, porque os processos encontram-se em todas as atividades empresariais. De maneira mais restrita, podemos nos referir a departamentos específicos, ou mais provavelmente, diversos departamentos.
A gestão de operações é tão antiga quanto o tempo, porém, só surgiu como campo formal de estudo no final da década de 1950, quando os estudiosos começaram a reconhecer que todos os sistemas de produção enfrentam um conjunto de problemas, e indicaram a abordagem de sistemas para visualizar os processos de produção. Já o conceito de indústria surgiu na primeira revolução industrial no fim do século XVIII na Inglaterra, tendo por sinônimo atividade econômica que tem por finalidade transformar matéria prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.
A Revolução Industrial teve um impacto muito grande na maneira como os bens são produzidos hoje. Antes dela, os bens eram feitos manualmente por artesãos capacitados em suas lojas ou casas (como os sapatos, por exemplo), quase sempre os conhecimentos eram passados de geração a geração. Cada produto era único, feito com esmero por uma só pessoa.
Com a Revolução Industrial, que começou por volta de 1770, houve o desenvolvimento de muitas invenções que dependiam da máquina em vez de força humana, entrando em cena o motor a vapor.
A Segunda Revolução Industrial iniciada no século XIX envolveu uma série de desenvolvimentos dentro das indústrias química, elétrica, de aço e petróleo. A primeira fonte de energia a ser usada pelo homem foi a luz do sol e a força de seu próprio corpo e com o tempo, passou-se a utilizar a energia do vento, da água e dos músculos dos animais