Desenvolvimento econômico
Após a leitura escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais desta instituição para o Brasil.
Tecnologia x Infraestrutura
De um lado a boa notícia no fechamento da década – nos últimos dez anos o agronegócio brasileiro, combinação de nossa produção agrícola e pecuária, triplicou sua produção embora aumentando insignificantes 1,1% na área agricultável do país. Razão para o milagre – avanço espantoso da tecnologia e melhor aproveitamento das safras de inverno, período em que as grandes safras de grãos do verão liberam as terras para plantios de rotação (ex: milho “safrinha”, trigo, aveia, feijão).
Além disto, do lado da pecuária, também as grandes melhorias em rendimento graças a avanços em índices de conversão (kgs de ração x kgs de carne) além de constante melhoria genética e de trato. Um dos grandes santos a operar o milagre leva o nome de Embrapa, que fique registrado.
Nosso grande inimigo para maior avanço está infiltrado entre nós mesmos, conhecido pelo codinome de infraestrutura: estradas, portos, rodovias, armazenagem. Quem acompanha todos os dias as notícias sobre o tal “caos aéreo” e a deficiência de nossos aeroportos, feche os olhos e transponha isto para nosso campo – saibam, é bem pior.
Apenas 10% da rede rodoviária do país é asfaltada embora mais de 60% da produção agrícola e 80% da pecuária seja transportada em caminhões. O sistema ferroviário tem um sétimo do existente nos EUA, com interligação deficiente. O potencial hidrográfico não é explorado, apesar da rede fluvial brasileira ser 20% maior que a norte-americana. Nosso sistema portuário é caro e ineficiente e as filas para descarga podem chegar a 50 km nos portos no auge da colheita, com caminhões esperando até 20 dias.
Saúde no Brasil: Algumas Questões Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
Hoje, o SUS possui aproximadamente 0,9 mamógrafos por 100 mil