DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NA ÓTICA DA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Temos acompanhado e feito parte de um grande desenvolvimento econômico. A economia global cresce de forma acelerada. O Brasil faz parte do BRIC, bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia e China, e segundo especialistas estará no comando econômico global em 2025. Por sua vez, o ES se apresenta entre os estados de nossa nação com maior crescimento, conseqüência de uma gestão pública séria e fatores econômicos favoráveis.
Além de um grande parque industrial, diversas empresas estão se estabelecendo em nosso Estado. A construção civil dá demonstrações claras e bem visíveis da chamada “explosão imobiliária”. Todo esse crescimento tem reflexos em várias áreas e uma delas é a segurança contra incêndio e pânico.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo – CBMES, é o órgão estadual constitucionalmente responsável pela prevenção de incêndios e elaboração de normas relativas à segurança de pessoas e seus bens contra incêndio e pânico e é através do Centro de Atividades Técnicas – CAT, que cumpre as referidas missões constitucionais.
A seção de análise de projetos de proteção contra incêndio e pânico recebe a demanda de todo o nosso Estado, servindo de termômetro do desenvolvimento econômico.
Em 2000, foram analisados 733 projetos e em 2007, 1574. Um crescimento de mais de 100% num período de 7 anos. Ainda, em 2012 foram quase 2500 projetos analisados, um aumento de mais de 50% em 5 anos.
O Centro de Atividades Técnicas - CAT, cujas ações são norteadas pela lei estadual 3218 de 1978 e Decreto 2125 N de 1985, é um braço importante do Corpo de Bombeiros dentro do seu ciclo operacional no que diz respeito à prevenção.
Ao longo destes anos, baseado em sua experiência no atendimento diário de ocorrências, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo tem procurado disseminar e implantar, cada vez mais, a consciência prevencionista na sociedade,