Desenvolvimento econômico local
1 INTRODUÇÃO 3
2 Reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais 4
2.1 Políticas brasileiras para o desenvolvimento local 4
2.1.1 Pesquisa de Campo 4
2.1.1.1 Opiniões divergentes 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
1 INTRODUÇÃO
Na Bahia o desenvolvimento econômico local, precisamente na cidade de Simões Filho, envolve muitas questões, como agricultura, comércio, lazer, meio ambiente, transportes, saúde, serviços, segurança, habitação, indústria, turismo, etc.
Simões Filho tem passado por desafios ambientais, sociais, financeiros e na sua forma de gestão, em que os munícipes têm exigido uma qualidade de vida mais adequada e demandando a participação do cidadão na gestão publica. Como sita Claudete de Castro Silva Vitte:
Muitos estudiosos da temática do desenvolvimento e as praticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais. O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos.
2 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS
A década de 1970 foi um período de muitas mudanças, onde a tomada das decisões era realizada só pelos políticos. A reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais nada mais são os municípios dividindo responsabilidades com os estados nacionais, abrindo novas possibilidades tanto para a acumulação do capital, como também para as forças democráticas das classes subalternas, aconteceram algumas mudanças que trouxeram fortes influências, seja no setor econômico, político ou no setor social, assim criou-se um espaço para sociedade participar dos assuntos do seu município através das reuniões abertas na câmera dos vereadores exercendo o poder de cidadania.
A reestruturação capitalista e a crise dos estados