Desenvolvimento econômico da china ( resumo )
Trabalho de Auto Desenvolvimento: Desenvolvimento Econômico na China.
A China sofreu um enorme desenvolvimento econômico, sofreu com comunismo que não favorecia seu desenvolvimento e relacionamento com o mundo dos negócios no geral.
Seu desenvolvimento deu início na década de 1970, com mudanças explícitas na sua produção, eliminando seu sistema tradicional de agricultura coletiva, deram mais liberdade para a atuação das empresas estatais, iniciaram reforma do sistema bancário permitindo assim o desenvolvimento do mercado acionário chinês.
A partir dessa evolução, as possibilidades do setor não estatal e a abertura comercial e financeira, com atrativos cada vez maiores para empresas multinacionais dispostas a produzir no país, utilizando mão de obra barata, que não exigiam regras e direitos de trabalho.
Nos dias de hoje, a China se enquadra como uma grande potência, devido ao fluxo de “Investimento Direto Estrangeiro” ( I.D.E. ) que ocorreu no ano de 2007, com cerca de US$ 84 bilhões.
Com este desenvolvimento, a China teve no ano de 2012, um P.I.B. ( Produto Interno Bruto ) o valor de US$ 8,28 trilhões representando cerca de 15% da economia mundial.
Mesmo com esse desenvolvimento, a China ainda continua fora de uma economia denominada “economia desenvolvida e de outras economias emergentes” pois uma grande parte de sua população vive em grave situação de miséria, principalmente quem vive nas áreas campestres com a agricultura.
A larga escala de combustíveis fósseis, gera um grande nível de poluição do ar, e seus rios também vêm sofrendo com este crescimento econômico.
Com o controle que o governo exerce, a remuneração dos operários chineses é reconhecida como uma das menores do mundo.
Mesmo com fatores que podem prejudicar seu desenvolvimento e qualidade de vida, o crescimento chinês apresenta um ritmo destacado, podendo este país se transformar na maior economia do mundo.
O governo chinês enfrenta grandes desafios para