Desenvolvimento economico
luciene cardoso da silva
desenvolvimento econômico
Brasília de Minas
2012
luciene cardoso da silva
desenvolvimento econômico
Trabalho apresentado ao Curso de Bahcarelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia, Filosofia .
Prof. Samara Headley, Marcelo Silveira, Wilson Sanches, Márcia Bastos.
Brasília de Minas
2012
Introdução
A crise nesta primeira década do século 21 poderá ser ressaltada no futuro próximo por ter promovido as bases de uma nova fase de desenvolvimento capitalista, (Isso porque a crise atual se apresenta como a primeira a se manifestar no contexto do capital globalizado, uma vez que as depressões anteriores, 1873 e 1929) ocorreram num mundo ainda constituído por colônias (pré-capitalista) e na presença de experiências nacionais de economias centralmente planejadas. A nova fase do desenvolvimento depende crescentemente da retomada do capitalismo reorganizado, após quase três longas décadas de hegemonia neoliberal. Os quatro pilares do pensamento único (equilíbrio de poder nos Estados Unidos, sistema financeiro internacional fundado nos derivativos, estado mínimo e mercados desregulados) tornam-se cada vez mais desacreditados. A reorganização capitalista mundial pós-crise deve apoiar-se numa nova estrutura de funcionamento.
Com os sinais de fracasso do equilíbrio do mundo hegemonizado pelos Estados Unidos, após a queda do muro de Berlim, tornou-se mais evidente o movimento de deslocamento relativo do centro dinâmico.
É desse modo que, após crises profundas, reajustamento e fortalecimento do capitalismo que esse modo de produção é reestruturado, a partir de ações e reações que impactam nas nações, mas que voltam a das estabilidades ao sistema, que se reestrutura para se manter mais forte até