Desenvolvimento economico
1. BIOGRAFIA
Segundo (WIKIPEDIA) Joseph Alois Schumpeter foi um dos mais importantes economistas da primeira metade do século XX.
Nasceu na cidade de Triensch, em 1883, no mesmo ano da morte de Karl Marx e do nascimento de John Maynard Keynes. Começou a lecionar antropologia em 1909 na Universidade de Czernovilt (hoje na Ucrânia) e, três anos mais tarde, na Universidade de Graz.
Em março de 1919, assumiu o posto de Ministro das Finanças da República Austriaca, permanecendo por poucos meses nesta função. Em seguida, assumiu a presidência de um banco privado, o Bidermannbank de Viena, que faliu em 1924. A experiência custou a Schumpeter toda a sua fortuna pessoal e deixou-o endividado por alguns anos. Depois desta passagem desastrosa pela administração pública e pelo setor privado, decidiu voltar a lecionar, desta vez na Universidade de Bonn, Alemanha, de 1925 a 1932. Com a ascensão do Nazismo, teve que deixar a Europa e assim sendo, viajou pelos Estados Unidos e pelo Japão. Mudando-se, em 1932, para Cambridge (Massachusetts, EUA), onde assumiu uma posição docente na Universidade de Harvard. Permaneceu ali até a sua morte em 08/01/1950.
Apesar de Schumpeter ter encorajado alguns jovens economistas matemáticos, e ter sido presidente-fundador da Sociedade de Econometria (1993), ele não foi um matemático, mas um economista que sempre foi um entusiasta da integração da Sociologia como uma forma de entendimento de suas teorias econômicas. Das correntes de pensamentos atuais é discutido que as ideias de Schumpeter sobre ciclos econômicos e desenvolvimento econômico não podiam ser assimiladas com a matemática de seu tempo – elas precisam de um alinguagem de sistemas dinâmicos não-lineares para serem parcialmente formalizadas.
Suas principais obras foram:
A natureza e a essência da economia política (Das Wesen und der Hauptinhalt der Nationaloekomonie), de 1908.
Teoria do desenvolvimento econômico (Die Theorie der Wirschaftlichen