desenvolvimento economico
Etapa- 2-Passo-1
Informações e dados sobre os países que compõem o BRICS
A criação do termo BRICS originalmente se deve ao trabalho desenvolvido pó O´Neil (2001) sendo que a partir de 2011 a Àfrica do Sul formalmente passou a integrar este grupo de países emergentes.
O BRIC é considerado um grupo de países em desenvolvimento que possuem, em comum, potencial para obtenção de u acelerado crescimento econômico. Os indicadores de resultados vêm mostrando importante crescimento em relação ao número de patentes depositadas nos três principais escritórios de defesa à propriedade intelectual.
China- Ìndia- Brasil- Rússia- África do Sul
China
Fundada em 1949 pelo Partido Comunista Chinês (PCC) e o presidente do PCC, Mao Toc-Tung, por três décadas. Entre 1957 e 1958 iniciou uma política de desenvolvimento, chamada ´´Grande Salto``, baseada na industrialização associada à coletivização agrária, o que acabou resultando em desastre econômico.
A partir de 1978, foram introduzidas reformas econômicas que alteram substancialmente o desenvolvimento econômico, levando o país a ter uma nova inserção na economia internacional.
O PIB – per capita da China é atualmente 2,2 vezes superior ao da Índia.
A economia chinesa é muito mais integrada com o mundo, tanto em termos de comércio externo, como em termos de fluxos de capitais para investimento (IDE).
Índia
Estrutura política tem sido marcada pela democracia desde sua independência, em 1947.
É o segundo país mais populoso do mundo, com 1,1 bilhões de habitantes. A economia indiana continua sendo marcada pela presença de um forte setor público com grande grau de ineficiência.
A economia indiana tem apresentado elevadas taxas de crescimento do PIB no período recente.
Brasil
Possui menores taxas de crescimento, quando comparado aos demais países que compõem o BRIC.
A política econômica adotada com o Real, alijou o crescimento econômico em nome do fortalecimento das instituições