desenvolvimento economico
Contabilidade de Custos
Prof°fabio
Erica Vieira Barbosa
RA: 4252048256
5ºADM A
Jacareí,
2014
Custos de Produção do Período é a soma dos custos incorridos no período dentro da fabrica.
Custo de Produção Acabada é a soma dos custos contidos na produção acabada no período. Pode conter Custos de Produção também de períodos anteriores existentes em unidades que só foram completas no presente período.
Custo dos Produtos Vendidos é a soma dos custos incorridos na produção dos bens e serviços que só agora estão sendo vendidos. Pode conter custos de produção de diversos períodos, caso os itens vendidos tenham sido produzidos em diversas épocas diferentes.
Os três conceitos são bastante distintos e não há nenhuma relação obrigatória entre seus valores no que respeita a sua grandeza. Cada um pode ser maior ou menor que o outro em cada período, dependendo das circunstancias.
Exemplo de custo direto e indireto
Matéria-prima e Embalagens: podem ser apropriadas perfeita e diretamente aos quatro produtos, já que foi possível identificar quanto cada um consumiu.
Material de Consumo: alguns são lubrificantes de máquinas, e não há como associá-los a cada produto diretamente, e outros são de tão pequeno valor que ninguém se preocupou em associá-los a cada produto.
Mão-de-obra: é possível associar parte dela diretamente com cada produto, pois o processo não é muito automatizado e houve uma medição de quanto cada operário trabalhou em cada um e quanto custa cada operário para a empresa. Mas parte dele refere-se aos chefes de equipes de produção, então há possibilidade de se verificar quanto atribuir diretamente aos produtos ($ 200.000 dos $ 1.000.000).
Salários da Supervisão: muito mais difícil ainda de se alocar por meio de uma verificação direta e objetiva do que a mão-de-obra dos chefes de equipes de produção, já que essa supervisão é a geral da produção. Representa esse custo o gasto da supervisão dos chefes de