Desenvolvimento economico
DIREITO - MANHÃ
DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO
PROFESSORA:
SÃO BERNARDO DO CAMPO
ABRIL DE 2013
A China é uma potência desenvolvida ou um país em desenvolvimento
Genebra, Suíça, janeiro/2012 – A China ainda é um país em desenvolvimento ou se transformou em uma nação desenvolvida? Esta pergunta ganhou atualidade depois que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ao presidente Hu Jintao que a China deve assumir maiores responsabilidades agora que se converteu em uma potência econômica.
Obama quis dizer que a China deveria ser tratada como os Estados Unidos ou a Europa quanto às suas obrigações internacionais, como as adotadas para reduzir as emissões de gases-estufa, diminuir suas tarifas alfandegárias, renunciar a medidas protecionistas, proporcionar ajuda aos países pobres e deixar sua moeda flutuar livremente.
Devido às pressões de Estados Unidos, Japão e Europa para que a China renuncie ao seu status atual e assuma as obrigações de uma nação desenvolvida, importantes negociações multilaterais estão em um beco sem saída. Eles também pretendem que outros países, como Brasil e Índia, façam o mesmo.
Mas, a China é um país desenvolvido?
A resposta depende dos critérios que forem usados. Em termos absolutos a China é uma grande economia. Seu produto interno bruto (PIB) é o segundo no mundo, superado apenas pelos Estados Unidos. Também é o maior emissor de gases-estufa, à frente inclusive dos Estados Unidos. Contudo, isto é principalmente porque, com 1,3 bilhão de habitantes, é o país mais populoso do planeta.
Entretanto, apesar da imagem poderosa com que se apresenta nos meios de comunicação, a China é um comum país em desenvolvimento se forem examinados seus indicadores per capita.
O status econômico dos países é definido pelas Nações Unidas, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial, e o critério principal que utilizam é a renda per capita.
O FMI classifica a