Desenvolvimento economico local
O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise do estado nacional; ocorridas desde a década de 1970 influenciaram nas discussões sobre o rumo dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.
Assim, é importante definir que a complexa transição com o fim das ditaduras e polêmicas sobre as concepções, táticas e estratégias da esquerda tem obrigado a que se repense e recoloque os enfoques sobre o problema e a natureza da democracia, do estado e do poder. Dentro desse contexto global verificam-se um movimento de descoberta e reflexão ás bases, ou seja, em direção aos espaços locais municipais, enquanto territórios políticos, étnico-culturais, sociais e econômicos que devem ser conhecidos, reconhecidos e considerados para a luta democrática no campo popular. Uma perspectiva possível para analise do desenvolvimento econômico local é a do institucionalismo político que centra sua atenção no papel das instituições dentre as quais de destaca a administração municipal, como agente do desenvolvimento por meio de políticas, estratégias e alianças.
proposta da atividade
1. A reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais foi um descontrole econômico marcado por fortes transformações e turbulências condicionando os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. Foi com esse contexto que estudos locais despertaram interesse, com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade do poder superior. Com isso os municípios passaram a constituir um espaço estratégico para seu desenvolvimento, muitas vezes com profundas conseqüências econômicas, sociais e espaciais. 2. Os pontos de políticas brasileiras para o desenvolvimento local são em destaque a investigação a escala local, ou seja, o crescimento de suas responsabilidades em relação às iniciativas voltadas para a