Desenvolvimento desigual, Neil Smit
Matricula: 2013830018
Turma: C833NN
Professor: Thiago Veloso Disciplina: Produção do espaço geográfico III
RESUMO
O fordismo se deu no ano de 1914, quando Henry Ford implantou uma jornada de trabalho de oito horas diárias, dando uma gratificação para os trabalhadores da linha automática de montagem de carros. A forma corporativa de organização de negócios já vinha ganhando seu espaço desde o século XIX com a construção das estradas de ferro, as fusões e formações de trustes e cartéis entre as empresas. Ford acrescentou a esses fatores a racionalização de velhas tecnologias, uma rígida divisão do trabalho, colocando os trabalhadores em posição fixa, e com isso obtendo grande produtividade e lucros.
Isso fazia com que os trabalhadores tivessem mais tempo para o lazer e a prática. Essa foi uma das grandes genialidades de Ford que propôs mais renda aos seus empregados e mais tempo livre. Assim, os trabalhadores gastariam a renda nos produtos industrializados, no lazer, no turismo, retornando parte dessa renda para o próprio capitalista, aumentando a produção de lucros.
As ideias keynesianas aliadas as ideias fordistas. Assim, a atuação mais forte do Estado levou ao amadurecimento do fordismo. após a Segunda Guerra Mundial acontece o auge do fordismo, que passou a ser implantado nos principais países industrializados do mundo, tendo o protecionismo do Estado como aparato de um consumo em massa, garantindo a produção em massa das empresas. Os sindicatos durante no período fordista ganharam considerável poder, tomando iniciativas de greve, pressão para reajustes salariais e leis trabalhistas mais rígidas e que beneficiassem o empregado. O papel do Estado foi importante para controlar os ciclos econômicas e as sucessivas crises, também atuou através de políticas fiscais e monetárias, e através de investimentos em transporte, equipamentos públicos, salário social, seguridade social, assistência