Desenvolvimento de uma ferramenta para comunicação em rede - orientações
No nosso trabalho, desenvolvemos uma ferramenta que possibilita o envio de mensagens no formato texto para usuários conectados em um servidor, no modelo chat. As mensagens enviadas são lidas pelos usuários, e todos são informados também quando um usuário sai do chat. Os usuários que entram no chat são adicionados imediatamente a lista de onlines de cada aplicação cliente, e existe a possibilidade de envio de mensagem reservada a um dos usuários, clicando-se no seu nome na lista e enviando a mensagem.
A partir desta ferramenta desenvolvida, podemos fazer implementações no futuro para envio de outros tipos de dados, como imagens ou vídeo. Tudo isso graças à classe socket do Java. Tal classe possibilita envio e recebimento das mensagens. Esta é afinal a funcionalidade de um socket.
No nosso programa, coletamos as mensagens através de interface gráfica Swing. O texto digitado em um JTextArea é armazenado em um atributo do objeto da classe Message (por nós criada) e depois este objeto é enviado ao servidor através de socket. Dois executáveis JAR foram desenvolvidos: Cliente e Servidor. O Servidor deve estar em execução em alguma máquina para que clientes conectados a rede acessem o chat. A máquina que está rodando o Servidor pode também executar o Cliente, para assim interagir no chat.
Os conceitos de POO foram fundamentais no desenvolvimento da aplicação, pois isso nos possibilitou criar classes distintas, modularizando o programa. Um exemplo é a classe Message, que contém atributos