Desenvolvimento de software
O PROCESSO UNIFICADO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE INTRODUÇÃO
O processo unificado de desenvolvimento de software é o conjunto de atividades necessárias para transformar requisitos do usuário em um sistema de software. Ele é baseado em componentes, isso é, significa que o sistema deve ser construído a partir de componentes de software interconectados via interfaces muito bem definidas. O processo unificado utiliza a Linguagem de Modelagem Unificada (Unified Modeling Language – UML) no preparo de todos os artefatos do sistema. Os aspectos que distinguem o processo unificado são capturados em três conceitos chave direcionados a casos de uso; centrado na arquitetura; iterativo e incremental. Esses três aspectos serão discutidos nas próximas seções. DIRECIONADO A CASOS DE USO
Um sistema de software é feito para servir seus usuários. Portanto, para construir um sistema de sucesso devemos saber quem são seus usuários potenciais e o que eles querem e precisam. O termo usuário representa alguém ou alguma coisa (como outro sistema) que interage com o sistema que está sendo desenvolvido.
Um caso de uso é um pedaço de funcionalidade do sistema que dá ao usuário um resultado de valor. Casos de uso capturam requisitos funcionais e todos juntos resultam no modelo de casos de uso, o qual descreve a funcionalidade completa do sistema.
Este modelo substitui a especificação funcional tradicional, cujo papel é responder à seguinte questão: o que o sistema faz? A estratégia de casos de uso pode ser caracterizada pela adição de três palavras no final dessa pergunta: para cada usuário? Estas palavras têm uma implicação muito importante. Forçam-nos a pensar em termos dos valores dos usuários, não apenas em funções que poderiam ser interessantes.
Os casos de uso direcionam o processo de desenvolvimento, já que, baseados no modelo de casos de uso os desenvolvedores criam uma série de modelos de projeto e implementação que os realizam