Desenvolvimento de software
BRASILEIRAS
Josemar Cousseau, Lucio Brum e Marcelo Bonmann
Resumo: Nos dias de hoje, em questão do desenvolvimento de software, uma apropriada gerência de projetos tem se tornado um fator competitivo no mercado, dado que influencia diretamente na qualidade do produto. Muitas empresas e organizações voltadas para o desenvolvimento de softwares investem na melhoria de seus processos de desenvolvimento. Existem diversos modelos, referências, ou padrões reconhecidos que podem ser implantados para atingir este objetivo. De uma forma geral, esses modelos apresentam apenas metas ou estruturas necessárias para que um processo de desenvolvimento apresente excelência na qualidade de seus produtos, mas não determinam como projetar ou implantar as melhorias necessárias no processo de desenvolvimento. Por esse motivo muitas empresas erram no momento de gerenciar seus projetos, muitas vezes nos custos previstos ou mesmo após a entrega. Sendo assim acabam sendo obrigadas a arcar com prejuízos que poderiam ser eliminados quase que por completo através de um bom planejamento.
Para preencher essa lacuna esse artigo, pretende apresentar uma contribuição para essa área, propondo um método para melhoria de processos.
Palavras – chaves: Desenvolvimento de software, Qualidade, Planejamento.
Introdução
Historicamente ocorreram mudanças nas relações de produção, que tornaram mais complexas as atividades de gestão das novas organizações econômicas, surgidas a partir da revolução industrial. Gerou-se uma grande necessidade de sistematização e orientação na modalidade da gestão nestas organizações. Um projeto consiste em um empreendimento temporário, cujo objetivo é a criação de um produto ou serviço único. Os projetos podem envolver unidades isoladas de uma organização, ou atravessar as fronteiras organizacionais.
No contexto de organizações desenvolvedoras de software, a manutenção da competitividade é