Desenvolvimento de Produto
O novo mercado caracterizado pela globalização, que envolve tecnologias de informação e comunicação rápida, nos coloca num cenário, que tem um novo conceito de competitividade. Segundo Prahalad e Hamel (1990) antes, competitividade estava associada a uma busca contínua por qualidade, redução de custos e preços e aumento da produtividade. Porém hoje ela está fortemente ligada ao desenvolvimento de novos produtos e à introdução de bens e serviços de grande necessidade, no mercado.
O retorno que a engenharia tem dado a essa cobrança é notável . A engenharia de produção se divide em algumas áreas mais especificas como: gestão de conhecimento, medidas de desempenho, redes de cooperação, automação, modelagem de empresas ,logística , gestão de mudanças, gestão de processos, entre outras.
Mas dentre muitas das vertentes da engenharia de produção, há aquela que se preocupa na criação ou modificação do produto, uma área focada na inovação: a gestão de desenvolvimento de produtos.
Engenharia do Produto
A engenharia do produto é uma diretriz base da engenharia de produção. A preocupação em desenvolver e aprimorar produtos que, satisfaça a empresa e o consumidor final. Mas que traz como outros benefícios, a melhoria na qualidade do produto, a competitividade entre empresas do mesmo ramo, que leva, por sua vez, à um nível maior de qualidade. E pela necessidade de conquista do consumidor final, à uma redução do custo do produto, fazendo com que cheguemos mais próximo do produto ideal.
É importante entendermos que a engenharia de gestão do produto, também chamada de engenharia do produto, se preocupa com todas as áreas envolvidas no processo de desenvolvimento do produto, desde o estudo inicial, a fim de verificar a viabilidade de criação do mesmo, passando pelo custo-benefício, necessidade de mercado e exigências do consumidor final. Entretanto o trabalho do gestor de produtos não para por ai, é preciso ainda