Desenvolvimento de goias
Resumo: O processo de desenvolvimento econômico se caracteriza por aspectos qualitativos da economia, contudo seja de grande importância, para tanto, o crescimento econômico das regiões. Em Goiás a sua formação econômica se relaciona com a mineração e com a agropecuária, nos séculos XVIII e XIX, e mais recentemente com a construção de Goiânia e com um governo planejado, no caso Mauro Borges. O PIB goiano cresce acima da média nacional, porém altamente concentrado em poucos municípios. Alguns indicadores sociais apontam para a melhoria das condições de vida da população local, embora muitos números precisam ainda serem melhorados, necessitado assim de presença de políticas públicas para o desenvolvimento do Estado.
Palavas-Chave: Desenvolvimento econômico, crescimento econômico, economia, social, governo.
Introdução
De acordo com Vasconcellos (2002), o desenvolvimento econômico e social de um Estado acontece a partir do momento que há um sustentável crescimento econômico ligado à elevação do Produto Interno Bruto, isto é, de um constante aumento da renda per capita ao longo do tempo, por meio de políticas de otimização dos recursos no processo produtivo, nos setores: primário ou agropecuário, secundário ou de transformação e o terciário ou comércio/serviços. O processo de crescimento econômico depende de fatores tais como: investimentos em novas tecnologias produtoras de novos produtos e formas mais eficientes para processo produtivo; condições que propiciem à população ter poupanças e convertê-las em investimentos; balança comercial positiva; política econômica estável oferecendo menores riscos a investidores e mão-de-obra qualificada, o capital intelectual preparado para produzir riquezas.
Não há desenvolvimento econômico e social sem a presença do crescimento econômico, condição essencial para que haja desenvolvimento. Todavia, não quer dizer que todo Estado que cresce economicamente se desenvolve. Na