Desenvolmineto pessoal
A articulação é a conexão entre quaisquer das partes rígidas (ossos ou cartilagens) do esqueleto. São classificadas de acordo com o tipo de material que une os ossos articulados e por sua funcionalidade (referente aos movimentos que podem ser realizados).
As articulações que são classificadas de acordo com a sua funcionalidade em:
1 . Sinartrose: articulação imóvel;
2 . Anfiartrose: articulações que apresentam movimentos limitados;
3 . Diartrose: articulação livre de movimentos.
De acordo com o material que interpõem, a classificação das articulações são:
1 – Articulação Fibrosas- unida por tecido fibroso. A mobilidade nesta articulação apresenta reduzida. Temos três subtipos:
Suturas – São mais encontradas nos ossos planos do crânio, no desenvolvimento dos latentes temos esta articulação semiformadas com cartilagem que depois dará lugar aos ossos formando as vulgarmente chamadas moleiras das crianças que se fecham completamente aos dois nos de idade. Temos tipos de sutura: suturas plana (osso nasal), suturas serradas (osso pareito-occipital), suturas escamosas ( temporal e o osso parietal). Caso temos um crescimento excessivos dos ossos planos da cabeça esse crescimento foi devido à expansão-compressão ocorrida por alguma disfunção que na maioria são dadas pelo extravasamento de liguor – Hidrocefalia, deixando a cabeça com perímetro grande anormal. Classificação funcionalidade - sinartrose
Sindesmoses – tecido fibroso que une as superfícies ósseas afastadas umas das outras. Ex. membrana interóssea entre o rádio e o úlna e tíbiofibular distal. Funcionalidade – anfiartrose.
Gonfose – é um tipo peculiar de articulação fibrosa, articulação que encontramos nos ossos alveolares da maxila e mandíbula que encaixam com os dentes. Funcionalidade – anfiartrose.
2 – Articulação Cartilaginosa – unidas por cartilagem ou por uma combinação de cartilagem e tecido fibroso. Tipos de junturas:
Sincondrose – Quando o tecido que