Desenho técnico
1. Desenhe o símbolo que deve acompanhar os desenhos representados no método europeu, ou método do primeiro diedro.
2. Cada objeto tem três dimensões principais: largura, altura e profundidade. Quais destas dimensões são divisíveis na vista principal?
E na Planta? E numa das vistas laterais?
R. Altura e largura
E na planta : profundidade e largura * Vista frontal: largura e largura * Vista superior: Largura e profundidade * Vista lateral esquerda: Profundidade e largura
E nas vistas laterais: altura e altura
3. Qual o número máximo suficiente de vistas que um objeto pode ter?
R. Vistas Múltiplas
4. Qual o número suficiente de vistas que, em geral, definem completamente um objeto?
R: Duas dimensões são necessárias para definir completamente um objeto.
5. Se na planta de um objeto se vir um furo passante, quantas linhas são necessárias, e de que tipo, para representar esse furo na vista principal?
R. Duas linhas de traço misto, mutualmente perpendiculares são necessárias, chamadas linhas de eixo, ou seja, linhas de simetria.
6. Enumere duas convenções de representação em projeções ortogonais e desenhe dois objetos inventados por você, em múltiplas vistas, que as contenham? R. Geometria Descritiva: Vistas ortogonais, cortes, secções, determinação de distâncias, áreas e planificações de sólidos.
Perspectiva isométrica: método de representação paralela que se desenvolve a 30º, cujas medidas dos eixos principais permanecem inalteradas.
7. Uma linha contínua a traço grosso pode ter três significados distintos.
Quais são? Desenhe um objeto imaginado por si e identifique todas que compõem as suas projeções.
R. Linhas que provêm da interseção de duas superfícies, linhas que representam a vista de topo e superfícies exteriores da peça e linhas que representam o limite de superfícies curvas.
8. Porque é que se deve, em certos casos, representar arestas fictícias?
R. Porque ela indica uma aresta