Desenho técnico
Compreensão da demanda
A demanda (ou procura) representa as quantidades de bens e serviços que os consumidores estão dispostos e capacitados a comprar em determinado período de tempo.
Entre os fatores que influenciam a demanda são destacados:
• O preço do bem: variações no preço do bem influencia a quantidade demandada, visto que aumentos de preços tende a diminuir a quantidade demandada e diminuições de preço tende a elevar a quantidade demandada.
• Renda do consumidor
• Bens normais: para os chamados bens normais aumentos de renda tende a aumentar a quantidade demandada desses bens. Regra válida para a maioria dos bens. Ex.: alimentos em geral, eletrodomésticos, roupas, etc.
• Bens inferiores: em determinada faixa de renda, aumentos de renda, após um determinado nível, tende a diminuir a quantidade demandada desses bens. Ex.: alimentos de segunda ou de terceira como carnes, feijão, mortadela, roupas de baixa qualidade, etc.
• Bens de consumo saciado: são aqueles bens que o consumidor atinge total satisfação após determinado aumento de renda mesmo havendo continuidade da elevação de sua renda futura. Após o consumidor estar saciado desses bens, qualquer aumento de renda não altera sua quantidade demandada. Não há exemplo específico, cada consumidor tem comportamento distinto dos demais em relação aos bens que o satisfarão.
Gostos e preferências do consumidor
Outros fatores: o consumidor também é influenciado por fatores que dependem do seu nível socioeconômico, cultura, religião, clima, propaganda, etc.
Quantidade demandada e preço: uma relação
Vários fatores (individual ou conjuntamente) podem influenciar a demanda do consumidor. No entanto, como método de estudo, fazemos uma simplificação utilizando apenas o fator preço, mantendo os demais constantes. Esta suposição que fazemos – manter os demais fatores constantes - é denominada “coeteris paribus”. Coeteris paribus é uma expressão do latim que significa tudo o