Desenho técnico
1.1 INTRODUÇÃO Com os modernos programas de CAD, a circulação de desenhos nas empresas tem-se reduzido, sendo substituída pelo formato digital ou eletrônico. Os desenhos em papel tem uma grande importância para a fabricação, onde são necessárias todas as vistas de um conjunto de informações complementares, como cotas tolerâncias dimensionais e geométricas.
1.2 ESCRITA NOMALIZADA Toda informação inscrita num desenho, deve ser apresentada em escrita normalizada. Isto é válido, para um esboço a mão livre ou em um desenho num sistema CAD. A escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem a perda de qualidade.
1.3 TIPOS DE LINHAS A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas, designados pelas letras A a K. A utilização correta das linhas facilita a interpretação e a compreensão dos desenhos.
1.4 FOLHAS DE DESENHO A escolha do formato e dimensões da folha de papel, é da responsabilidade do projetista. As folhas de menor dimensão são mais fáceis de manusear, mas obrigam à utilização de escalas de redução para a representação das peças, o que pode atrapalhar a interpretação e compreensão. Por outro lado, escolhendo formatos maiores o problema de interpretação fica solucionado, mas a dificuldade no manuseio aumenta.
1.5 LEGENDAS Localizam-se, normalmente, no canto inferior direito da folha, e contém informações sobre o desenho. A norma ISO 7200:1984 define as dimensões máximas e a informação obrigatória e facultativa.
1.6 MARGENS E MOLDURAS A moldura é um retângulo com traço contínuo grosso, de espessura mínima de 0,5 mm. A posição da moldura é definida pelas dimensões das margens.
As margens são espaços entre a moldura e os limites da folha, nas quais não é permitido desenhar. As dimensões das margens são normalizadas. De acordo com a norma ISSO 5457, as margens a serem consideradas