desenho toecnic
1722 palavras
7 páginas
A UA UL L AA8
8
Introdução
Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos
V
ocê já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos, chanfros etc.
Para interpretar o desenho técnico de modelos como esses, você vai precisar de outros conhecimentos, além dos princípios de projeção ortográfica que já aprendeu nas aulas anteriores.
Nossa aula
Todos os elementos que aparecem no desenho técnico - linhas, símbolos, números e indicações escritas - são normalizados normalizados. É a ABNT
ABNT, por meio da norma NBR 8 403, que determina quais tipos de linhas devem ser usadas em desenhos técnicos, definindo sua largura e demais características.
Cada tipo de linha tem uma função e um significado. É o que você vai aprender nesta aula. Além disso, você ficará sabendo como se faz a projeção ortográfica de sólidos geométricos com elementos paralelos e oblíquos.
Para ser bem-sucedido, você deverá acompanhar com interesse as instruções, fazer todos os exercícios com atenção e reler o conteúdo quantas vezes forem necessárias, até entender bem cada assunto.
Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos
O primeiro modelo prismático com elementos paralelos a ser examinado é o prisma com rebaixo, que corresponde ao modelo de plástico nº 1.
A U L A
8
Modelo nº 1
Estudando as projeções de diversos modelos, você aprenderá a interpretar todos os tipos de linhas empregadas em desenho técnico.
Linha contínua larga
A linha usada para representar arestas e contornos visíveis é a linha contínua larga. Agora, veja a aplicação da linha contínua larga na representação da projeção ortográfica do prisma com rebaixo. Observando o modelo de frente, você terá uma vista frontal projetada no plano vertical.
Todos os pontos do modelo estão representados na vista frontal frontal, mas apenas as arestas visíveis ao observador são desenhadas com a