Desenho Tecnico
Tiago Antunes
Desenho Técnico
1. Introdução
O Desenho Técnico é uma forma de expressão gráfica q g que tem p por finalidade a representação p ç de forma, dimensão e posição de objectos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitectura.
Tiago Antunes
Desenho Técnico
Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações ç escritas normalizadas internacionalmente, o Desenho
Técnico é definido como linguagem gráfica universal i l da d engenharia h i e da d arquitectura. i O Desenho é uma linguagem universal de representação e comunicação.
Tiago Antunes
Desenho Técnico
2. Equipamentos, Utensílios e Materiais de
Desenho Técnico
O rendimento e a qualidade profissional de um desenhador estão intimamente relacionados com o seu método de trabalho, só sendo possível í l desenhar d h eficientemente, fi i t t com um bom b conhecimento do material de desenho e sobretudo da forma correcta de o utilizar.
Tiago Antunes
Desenho Técnico
A execução de um desenho técnico é, antes de mais uma actividade intelectual que requer certas condições para ser exercida com eficiência, entre as quais se referem, como principais, as seguintes:
- Posição ç de trabalho cómoda;;
- Boa iluminação;
- Material de desenho bem arrumado;
- Ambiente de trabalho sossegado.
Tiago Antunes
Desenho Técnico
Os materiais mais utilizados em Desenho Técnico são: - Estirador
- Papel vegetal e esquiço
- Régua T
- Borracha
- Compasso
- Escantilhões
- Esquadros
- Lâminas (tipo barbear) - Régua de escalas
- Lápis p ou lapiseira p - Transferidor
- Canetas tinta da china (Rotring)
Tiago Antunes
Desenho Técnico
3. Normalização
Norma - é uma especificação técnica ou outro documento de domínio p público p preparado p com a colaboração, o consenso ou a aprovação geral de todas as partes interessadas e aprovada por um organismo para tal juridicamente qualificado a nível nacional, regional i